sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Espaço Cultural Marcello Damy será inaugurado na Semana de Ciência e Tecnologia do Ipen


Ciência, tecnologia, cultura e reconhecimento na Semana de C&T do Ipen

Resgatar as contribuições científicas e tecnológicas que o Ipen, ao longo de seus 54 anos existência, gerou à sociedade brasileira é um dos objetivos da exposição "O Ipen e sua História" que marca a inauguração do Espaço Cultural Prof. Marcello Damy, físico e um dos responsáveis pela fundação do instituto.

Há 50 anos o Brasil produz material radioativo para exames médicos. O Ipen foi pioneiro na produção e processamento desses materiais, os radiofármacos, essenciais para que médicos possam diagnosticar doenças e preservar a saúde da população. De 31 de agosto a 4 de outubro, o Ipen estará destacando os desenvolvimentos realizados neste meio século e discutirá as perspectivas na atual conjuntura internacional repleta de desafios.

A trajetória de pesquisadores, técnicos e demais profissionais em buscar soluções para nacionalizar a produção de radiofármacos será relembrada em exposição com o tema: 50 anos de radiofarmácia. No dia 3 de setembro, será a vez de se destacar o presente: autoridades governamentais e acadêmicas inauguram instalações para a transferência e o transporte de materiais radioativos das instalações produtoras (reator e ciclotrons) para as áreas de processamento e expedição dos radiofármacos. Na mesma data, o físico Spero Penha Morato, recebe o título de Pesquisador Emérito pela contribuição no desenvolvimento científico e tecnológico nacionais, notadamente na área de aplicações de tecnologia laser.Antes, no dia 31 de agosto, serão homenageados pesquisadores e técnicos nas áreas de Gestão, Ciência e Tecnologia. Na mesma data, o grupo Octocto, formado por jovens alunos do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP apresenta concerto eclético, que vai da música popular brasileira ao jazz, passando pelo erudito.

Os eventos contam com o patrocínio do Banco do Brasil e Banco Real e com o apoio do Grêmio dos Funcionários do Ipen-CTMSP.

Informações: Assessoria de Comunicação Institucional (SCI), telefones: 11 3133-9095, 3133-9092, e-mail: pergunta@ipen.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário