segunda-feira, 11 de maio de 2015

Médico dos EUA auxilia área de Medicina Nuclear em Uberlândia

Doutor Salvador Borges avalia exames e assina os laudos de novo centro.
Médico especialista diz que cidade acompanha tecnologia de ponta.

Centro funciona em complexo hospitalar da cidade
(Foto: Divulgação/GA Comunicação)

O diretor do Departamento de Medicina Nuclear da Duke University, nos EUA, Salvador Borges Neto, esteve em Uberlândia nesta terça-feira (5) para inaugurar o novo Centro de Medicina Nuclear em um complexo hospitalar da cidade. O brasileiro trabalha há 30 anos no exterior e integra o corpo clínico da unidade, avaliando os exames e auxiliando nos diagnósticos.

Salvador contou que um dos motivos que o levaram a investir na carreira fora do país foi a precariedade da Saúde no Brasil. Mas, impressionado com a tecnologia e estrutura do novo espaço, salientou que Uberlândia acompanha os padrões internacionais. “Acredito que vários pacientes daqui já tenham sido mandados para São Paulo, só que agora, esse serviço não deve nada para os grandes centros e muito menos para a tecnologia de país de primeiro mundo”.

O especialista também é professor na universidade norte-americana e vai acompanhar os exames desenvolvidos em Uberlândia diariamente. Segundo ele, o fuso horário de apenas duas horas, além da tecnologia rápida de acesso aos dados, facilita a comunicação com os médicos brasileiros.
Os laudos serão dados pelo médico nuclear, que já vinha acompanhando as atividades do hospital há algum tempo. "As imagens que recebo daqui para lá, reprocesso para ver o controle de qualidade. Meus próprios funcionários ficam admirados e salientam que estamos fazendo um trabalho tão bom e até melhor que o nosso lá nos EUA".

Medicina Nuclear

A Medicina Nuclear é uma a especialidade médica que utiliza pequenas quantidades de substâncias radioativas para diagnosticar ou tratar doenças, identificando alterações muito antes de se tornarem aparentes por outros exames, possibilitando a obtenção de informações que não são possíveis de adquirir por meio de outros métodos. É possível realizar avaliações ósseas, do miocárdio, além de outros procedimentos.

O médico Salvador Borges faz parte da equipe médica do UMC - Medicina Nuclear, ao lado dos cardiologistas Roberto Botelho, Fausto Feres,  Danilo Naves e  Ivana Feres, que coordena o centro de Medicina Nuclea. “Esse serviço proporciona ao cardiologista clínico, assim como em outras especialidades, o não uso de testes invasivos. Também apresenta informações fundamentais e precisas para o diagnóstico”, comentou Borges.


Nenhum comentário:

Postar um comentário