terça-feira, 26 de maio de 2015

Segundo Encontro Científico da SBMN-SP para Residentes discute casos clínicos sobre Tumores Neuroendócrinos


Com a sala lotada o segundo encontro científico do ano realizado pela regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) - reuniu mais de 80 participantes, entre residentes médicos e especialistas, na capital paulista, na noite de segunda-feira, dia 25 de maio. Sob a moderação de Allan de Oliveira Santos, médico nuclear do Hospital Sírio Libanês e Unicamp, o encontro reuniu os residentes das faculdades de medicina do Hospital das Clínicas de São Paulo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Hospital de Câncer de Barretos.
Juntos, os participantes analisaram casos clínicos vivenciados pelas instituições sobre “Tumores Neuroendócrinos”, tema central do encontro. Os presentes puderam acompanhar uma abordagem completa desde os conceitos fundamentais, passando pelo diagnóstico com o uso de Octreotídeo-In111 e Tc99m, PET/CT com DOTATATE-Ga68 e FDG-F18, em diferentes situações.  A opção terapêutica de neuroblastoma com Lutécio (Lu177) em crianças foi abordada no caso clínico do hospital de câncer de Barretos, amplamente discutido entre os presentes. Cada caso foi apresentado por um residente das instituições participantes: Larissa Vieira do HC-FMUSP, Ludmila Santiago Almeida, da Unicamp e Ricardo Guedes do Hospital de Barretos.
Para a coordenadora do encontro e da regional São Paulo da SBMN, Akemi Osawa, que também é médica nuclear do Hospital Israelita Albert Einstein, a atividade promove integração entre os residentes e os especialistas e possibilita a troca de experiências entre as diversas instituições. Apesar de satisfeita com o nível das discussões estabelecido neste e nos outros encontros realizados, lamentou o fato de esta ser a última atividade do ano destinada aos residentes. Segundo ela, este tem sido um ano difícil para alcançar apoiadores que possibilitem a realização dos encontros presenciais​ estimulados pela SBMN. A expectativa é de haver no próximo ano mais atividades como estas, fundamentais ao desenvolvimento, qualificação e formação de novos médicos nucleares.

Os certificados do encontro sobre Tumores Neuroendócrinos serão enviados por e-mail aos participantes nos próximos dias pela secretaria da SBMN.

Ao longo deste primeiro semestre do ano a SBMN já promoveu duas reuniões na regional de Brasília, uma na regional do Rio de Janeiro, totalizando com os de São Paulo cinco encontros científicos promovidos pela Sociedade por meio de suas regionais. Confira os próximos encontros da SBMN na seção "Agenda" do site

Link original: http://www.sbmn.org.br/site/secao/visualiza/1385

Nenhum comentário:

Postar um comentário