segunda-feira, 26 de abril de 2010

Afeto terapêutico

No dia mundial da luta contra ao câncer, instituição de Belo Horizonte inicia mobilização no país para levar recados de esperança e força aos pacientes em tratamento oncológico.

“Sebastião, estamos torcendo por você!”. Ao meio-dia de quinta-feira, 8 de abril, a mensagem aparecia na TV da sala de quimioterapia do Hospital Mário Penna, na capital. “Olha Sebastião, são seus parentes do interior”, alguém avisou ao paciente. A partir daí, a alegria tomou conta do local, no primeiro dia da campanha Doe Palavras. Sebastião e mais de mil pacientes que passam pelo hospital para fazer tratamentos de câncer, como quimio e radioterapia, já estão recebendo mensagens de apoio, fé e esperança de todos os brasileiros que aderiram à causa. Os recados chegam também para pacientes a caminho de cirurgias e os que estão internados no hospital.

A relação entre afeto e a cura da doença é cientificamente comprovada. O coordenador da auditoria médica do Instituto Mário Penna, o médico Filipe Moura Moreira, conta que em revistas renomadas da área médica foram publicados trabalhos comparativos entre pacientes submetidos a tratamentos convencionais do câncer e outros que receberam atenção especial. “O afeto é terapêutico para o câncer. As pessoas que têm o apoio de voluntários e recebem o amor desinteressado como incentivo, desenvolvem maior número de linfócitos killer, que farejam as células tumorais e as destroem”, explica o doutor Filipe.

Mensagens enviadas para os pacientes do Hospital Mário Penna pelo Twitter

Segundo o Hospital Mário Penna, por meio da assessoria de comunicação, em apenas três horas desde o lançamento da campanha no site e nas redes sociais Twitter e Facebook, foram registrados mais de 5 mil acessos de internautas. Pela primeira vez, a campanha do hospital é divulgada no Twitter e conta com o apoio inclusive de personalidades que tem recorde de seguidores na rede, como a cantora Ivete Sangalo e o apresentador Luciano Huck. Ontem, a página oficial Doe Palavras entrou para o ranking analítico de um dos dez sites mais acessados do dia, e o oitavo mais acessado do país, de acordo com o hospital.
Para participar, basta abrir o site ou mandar frases de incentivo aos pacientes pelo Twitter com a hashtag #doepalavras. Após passarem por um filtro, as mensagens são exibidas na TV instalada na sala de quimioterapia do Mário Penna, e em breve, estarão também em mais três TVs por lá, em quatro no Hospital Luxemburgo (que compõe o Instituto Mário Penna) e em duas nas Casas de Apoio. “A intenção é que seja eterno e que seja ampliada para hospitais de câncer do país inteiro”, destaca um dos criativos responsáveis pela camapanha, Tiago Pereira. No futuro, as mensagens recebidas serão reunidas em um livro e ficarão disponíveis não só nas unidades do Instituto Mário Penna, como também para pacientes de outros hospitais oncológicos.
Por Patrícia Scofield


Nenhum comentário:

Postar um comentário