quarta-feira, 7 de abril de 2010

A CNEN contribuindo para a sua saúde


Radiofármacos – O que são? Pra que servem?

A medicina nuclear utiliza diversos recursos para preservar sua saúde. Os radiofármacos, substâncias radioativas, são importantes parceiros nessa tarefa. Os médicos usam os radiofármacos para a realização de exames que possibilitam um diagnóstico preciso de seu estado de saúde. Alguns radiofármacos também são úteis para tratamentos.

Hoje, a maioria dos radiofármacos é proveniente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN, instituto da Comissão Nacional de Energia Nuclear em São Paulo – CNEN/SP.

Além do IPEN, outros institutos da CNEN produzem radiofármacos, o Instituto de Engenharia Nuclear, no Rio de Janeiro IEN/RJ, o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, em Belo Horizonte CDTN/MG e brevemente a região Nordeste com o Centro Regional de Ciências Nucleares – CRCN/NE, no Recife/PE. São milhões de procedimentos médicos realizados ao ano, com sucesso.

Equipamentos especiais são utilizados para transformar as emissões dos radiofármacos em imagens que mostram como está o funcionamento do órgão examinado.

O médico nuclear analisa as imagens geradas, elabora o diagnóstico e define o melhor tratamento.

Se você estiver em dúvida sobre o procedimento, consulte seu médico ou o serviço de medicina nuclear Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular – http://www.sbbmn.org.br/.

Existe hoje quase uma centena de diferentes exames de medicina nuclear, incluindo estudos cerebrais, diagnóstico e tratamento de tumores, avaliação das condições dos pulmões e coração, dos rins etc.

Os exames de medicina nuclear podem, muitas vezes, detectar precocemente anormalidades na função ou estrutura de um órgão no seu corpo, o que possibilita que algumas enfermidades sejam tratadas nos estágios iniciais, quando a chance de recuperação do paciente é muito maior.

O exame é seguro e indolor

A paciente grávida ou que estiver amamentando deverá avisar ao médico.

Após exame, o radiofármaco perde a sua atividade e é eliminado do organismo pelas vias normais.

A Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT.



Nenhum comentário:

Postar um comentário