quinta-feira, 1 de abril de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 01/04

No período de 30 de março a 5 de abril, o Ipen distribui 317 geradores de tecnécio-99m para clínicas e hospitais brasileiros. Aproximadamente 90% dos geradores de tecnécio-99m foram processados no instituto a partir de molibdênio importado da Argentina e da África do Sul. O instituto importa da Argentina molibdênio-99 desde junho de 2009. A importação do material radioativo procedente da África do Sul iniciou-se em novembro passado.

Com o molibdênio importado da África do Sul foram produzidos 75 geradores de tecnécio-99m com atividades de 500 a 1.250 miliCurie. A distribuição dos geradores aconteceu em 31 de março, quarta-feira, com calibração para o dia 2 de abril, sexta-feira.

A distribuição dos geradores de tecnécio produzidos com o molibdênio importado da Argentina está programada para 3 de abril, sábado. Serão produzidos 211 geradores com atividades de 250 a 1.250 miliCurie. Os geradores estão calibrados para 5 de abril, segunda-feira.

Foram importados de Israel 31 geradores de tecnécio prontos para uso com atividades de 1.500 e 2.000 miliCurie. A distribuição será realizada até 4 de abril, domingo.

O Ipen divulga semanalmente a distribuição do radiofármaco para orientar a classe médica e os pacientes.

O tecnécio-99m é utilizado em 80% dos exames para cintilografia no país e teve sua produção reduzida por conta da falta de molibdênio no mercado internacional. A principal causa para a retração da demanda foi a interrupção no processo de operação do principal reator nuclear produtor de molibdênio, o NRU, em maio de 2009, localizado no Canadá.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 5 de abril, segunda-feira. O tálio-201 é utilizado em substituição ao tecnécio-99m para exames do miocárdio.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário